Tecnologia abre oportunidades de comunicação
abril 30, 2009
"Lisboa, 28 abr (Lusa) - André Ramos já não tem de estragar o nariz para teclar no computador. O jovem com paralisia cerebral é um dos beneficiários dos equipamentos que a Fundação Portugal Telecom disponibiliza por meio do projeto Wireless Reach.
A parceria entre a Fundação e a empresa norte-americana Qualcomm permite a deficientes se comunicarem e acessarem a internet, entre outras funções, com computadores comandados pelo olhar e celulares que contêm frases pré-programadas para pessoas que não são capazes de se comunicar verbalmente.
A diretora da Fundação Portuga Telecom, Clara Cidade, explicou que a distribuição de equipamentos é feita pelo projeto Estrela, voltado para as 15 associações de paralisia cerebral existentes.
A iniciativa apoia cerca de 6.000 pessoas com celulares 3G, programado com frases habituais do dia-a-dia e com capacidade para sintetizar em voz qualquer frase que seja acrescentada.
O acesso das pessoas aos equipamentos é determinado pelas necessidades que tenham no seu programa terapêutico e de reabilitação.
Por outro lado, o projeto Girassol disponibiliza aos "casos mais complicados" (pessoas com deficiência profunda, confinadas às suas casas ou a instituições) acessar a internet ou controlar a televisão, como é o caso de Rosário Sarabando, uma doente de esclerose lateral amiotrófica. Graças à tecnologia, consegue manter um blog e até escreveu um livro.
Os equipamentos, que estão também à venda nas lojas, podem ser comparticipados "entre 70% a 100%" pela Fundação, prescritos como "ajudas técnicas" aos cidadãos com deficiência." (Lusa)
0 Comentários:
Enviar um comentário