Alunos da Universidade do Minho criam sistema de apoio para cegos

julho 02, 2009

Imagem: Ciência hoje | Soluções para melhorar vida de invisuais

"Um grupo de alunos da Universidade do Minho concebeu um sistema de apoio à mobilidade e segurança de pessoas cegas ou de baixa visão no interior de edifícios, baseado em comunicações móveis. O investigador Luís Botelho Ribeiro, do Mestrado em Engenharia das Comunicações, que orienta o projecto, explica que os alunos apresentaram 13 propostas para a construção de um sistema “que melhore a vida diária dos cidadãos invisuais”.

A apresentação das propostas dos alunos de Mestrado em Engenharia das Comunicações ocorre amanhã, no campus de Azurém da Instituição em Guimarães. Além de Luís Botelho Ribeiro, o projecto envolveu ainda os docentes Filipe Meneses, do Departamento de Sistemas de Informação, e António Esteves, do Departamento de Informática.


O investigador sublinhou que as propostas foram objecto de trabalhos de desenvolvimento de hardware e software ao longo do segundo semestre deste ano lectivo. Nos termos da proposta do projecto, “as soluções deveriam assentar numa rede sem fios com pontos de acesso a que se ligaria um conjunto de dispositivos móveis transportados pelos utentes ou colocados nos seus objectos pessoais”.

Este tipo de soluções é bastante útil pois, como indicou a título de exemplo, um invisual facilmente perde contacto com um objecto que lhe pertence, uma pasta com documentos ou um telemóvel, facto que pode ser minimizado se esse objecto emitir um sinal sonoro.

Cada proposta compreende uma parte com a electrónica digital dos dispositivos móveis e ainda o programa em linguagem JAVA de processamento das mensagens recebidas num computador central." (Ciência hoje)

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP