"Explicações pela Internet a alunos doentes no IPO"

dezembro 03, 2010


Começou por ser brincadeira, mas agora é assunto sério. "O Teu Mestre" é uma espécie de "explicação virtual" para alunos doentes esclarecerem dúvidas sobre as matérias que não podem acompanhar na escola. Já ajudou 15 jovens internados no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, escreve o Jornal de Notícias.

O projecto foi lançado em 2006/2007 por Daniel Azevedo, então professor de Matemática na EB2/3 de Sátão (Viseu), para ajudar alunos ausentes por doença ou férias.

No ano seguinte, "O Teu Mestre" foi apresentado no IPO do Porto e ganhou uma nova dimensão. Crianças de todo o Norte, internadas naquele hospital, já recorreram às explicações de Matemática do mestre Daniel.

O projecto ainda está a dar os primeiros passos, mas para além de conteúdos de Matemática, do 5º ao 12º ano, já disponibiliza explicações de Físico-Química e Biologia, dadas por professores que se ofereceram para estar online, uma ou mais horas por semana, consoante as necessidades.

Espírito de voluntário, um computador, com os programas de conversação Skype e Messenger instalados, e uma caneta digital são as "ferramentas" necessárias para aderir ao projecto. Daniel Azevedo quer recrutar mais docentes para alargar as áreas de estudo. "Espero que isto seja a semente do que poderá ser uma rede nacional para ajudar a formar alunos doentes e internados nos hospitais", afirmou.

Na apresentação do projecto, quinta-feira no IPO, o professor simulou uma aula e "ajudou" Nádia Almeida, aluna da EB2/3 de Sátão, a desmontar uma fórmula matemática. À medida que falava através do Skype, ia escrevendo no Messenger com uma caneta digital, enquanto a aluna acompanhava o raciocínio no seu ecrã, em Viseu.

Complemento virtual e grátis

O projecto não pretende substituir os apoios dados pelas escolas aos alunos doentes, mas quer "ser um complemento", tal como são as explicações privadas. Neste caso, "as explicações virtuais" têm a vantagem de serem grátis.

Para já, os jovens doentes com dúvidas a Matemática, Físico-Química e Biologia têm de enviar um e-mail e combinar um horário para a "aula virtual".

O site do projecto ainda está em construção. Daniel Azevedo quer introduzir-lhe resumos das matérias - em vídeo - fichas de trabalhos, erros frequentes e outros conteúdos. "Temos de ter os pés assentes na terra, os projectos voluntários são difíceis de trabalhar. Esperamos ter tudo concluído daqui a dois anos", prevê.

O projecto não tem qualquer apoio financeiro, embora seja conhecido do Ministério da Educação e de responsáveis pelo Plano Tecnológico. "Às vezes é necessário aparecer feito para ser apoiado", referiu o autor.

Lucília Norton, chefe do serviço de Pediatria do IPO do Porto, lembrou que "70% das crianças com cancro ficam curadas e sem sequelas". "Têm plena integração na sociedade por isso é imperioso o investimento na sua formação", concluiu, com o desejo de que "O Teu Mestre" se estenda a outros hospitais e escolas.

“Estive quase a desistir do ano, até que soube do projecto"

Ana Patrícia Pereira, 18 anos, aluna da Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, foi operada a um cancro nos ovários em Outubro do ano passado. Esteve internada no IPO do Porto e cerca de cinco meses em tratamento de quimioterapia. Chegou a dar como perdido o 11ºano, até que soube do projecto "O Teu Mestre".

"Ia desistir, mas depois comecei a ter ajudas a Matemática e Físico-Química e consegui", referiu a aluna, agora no 12ºano. Durante o tratamento, Patrícia recebia em casa a visita de dois professores da escola que lhe ensinavam a matéria de Português e Matemática. "Mas quando surgiam dúvidas a fazer os trabalhos de casa, ligava sempre ao professor Daniel", contou. 

Imagem e texto do POP, aqui

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP