"Conselhos Europeus de Educação defendem a criação de sistemas de orientação nos percursos educativos ao longo da vida"
outubro 16, 2009
Fonte: Portal Universia S.A.
"A EUNEC, Rede Europeia de Conselhos da Educação, reuniu-se em Budapeste no início desta semana, entre 12 e 14 de Outubro, tendo defendido que a crise económica e o desemprego exigem que se criem sistemas de orientação nos percursos educativos ao longo da vida.
Neste encontro, participou uma delegação do Conselho Nacional de Educação português, chefiada pela Presidente do CNE, a Professora Ana Maria Bettencourt.
Na agenda esteve a questão da orientação educativa, entendida quer como o enquadramento dos alunos ao longo da escolaridade, de modo a evitar os abandonos precoces, quer como o acompanhamento nas transições para as formações profissionalizantes, quer ainda como o apoio aos adultos em processos de reconversão nas suas carreiras profissionais.
A EUNEC considerou a orientação como um instrumento decisivo para a coesão social tendo colocado ênfase na necessidade de apoio aos grupos vulneráveis, entre os quais os alunos com insucesso escolar, aqueles que abandonam a escola sem qualificações, os alunos com necessidades educativas especiais e os desempregados.
Os sistemas de orientação já existentes, ou em construção na maioria dos países da União Europeia, respondem, tanto a problemas do mercado de trabalho e da coesão social como a necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, considerando que a educação e a formação têm de ser organizadas de modo a reforçarem a auto-estima e a capacidade de cada pessoa ir construindo o seu percurso pessoal num universo em grande mutação.
A escola surge como a principal instituição nestes processos, mas a existência de redes de cooperação entre a escola e o mundo do trabalho é também decisiva. Sublinhou-se, ainda, a importância de uma abordagem inclusiva na escola, tal como da aprendizagem ao longo da vida.
Os Conselhos presentes decidiram prosseguir o trabalho de intercâmbio sobre a questão da orientação educativa.
Apesar das iniciativas em curso, a Educação em Portugal ainda apresenta um défice em matéria de estruturação de um sistema de orientação educativa.
Assim, o Conselho Nacional de Educação português prosseguirá uma reflexão, já iniciada, sobre esta matéria, bem como o acompanhamento de estratégias de prevenção do insucesso e dos abandonos escolares, da concretização da escolaridade de 12 anos e dos processos de reconhecimento e validação de competências dos adultos."
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