O título deste post é simplesmente: As tretas do costume!

setembro 10, 2009

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Assunto
: Educação/Ensino Especial

Texto em análise: Ano Lectivo: Mais de 1,5 milhões de alunos começam hoje a regressar às aulas

"[...] Também pela primeira vez, os estabelecimentos classificados como Território Educativo de Intervenção Prioritária puderam contratar directamente os seus professores, esperando assim conseguir uma maior estabilidade do corpo docente e dos projectos educativos junto de crianças e jovens com necessidades específicas de acompanhamento.

Em 2009/2010 prossegue também a aplicação da reforma da educação especial, iniciada no ano lectivo anterior e que prevê que até 2013 todos os alunos com necessidades educativas especiais estejam integrados no sistema de ensino regular, ao mesmo tempo que as escolas de ensino especial são transformadas em centros de recursos humanos e materiais. Para o ano lectivo que hoje começa, o Governo anunciou mais mil lugares nas escolas para professores de Educação Especial.A este propósito, as associações de pais denunciaram que nem todos os professores tiveram formação necessária para saber classificar os alunos com necessidades especiais de acordo com os novos parâmetros em vigor desde o ano passado.

"Tentámos que esse esforço tivesse algum apoio de forma a conseguir que os recursos possam ser progressivamente reforçados e melhorados. Tivemos mais professores e mais técnicos, mas sabemos que ainda não estamos no ponto de podermos dar-nos por satisfeitos", afirmou por seu turno o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.A ministra da Educação já se manifestou convicta de que o novo ano escolar abrirá "com toda a normalidade".

Maria de Lurdes Rodrigues previu mesmo que o arranque do ano lectivo se faça "sem história", com tudo a decorrer "como é esperado", já que os professores "foram colocados a tempo e horas e as escolas têm todos os recursos de que necessitam".[...] (Lusa/Expresso]

  1. a contratação directa pelas escolas dos seus professores (Território Educativo de Intervenção Prioritária ) não garante nada pois ... quem me garante a mim que quem lá está a avaliar está preparado para o fazer de forma científica, pedagógica e idónea? Já vi muita coisa ao longo destes anos ...
  2. o objectivo não é a integração total de todos os alunos mas sim a inclusão. Sabemos que essa não é possível para todos logo, integrar alunos que não beneficiam em estar apenas de corpo presente numa escola não é bom para ninguém e muito menos para eles mas, os senhores lá de cima teimam neste propósito por desconhecimento elementar de direitos humanos e do cidadão com deficiência. Alguém que lhes explique, por favor!!!
  3. esses novos parâmetros, a tal CIF, é uma aberração e realmente, nem sequer é para ser aplicada por professores ... mas enfim .. se os próprios professores a têm aplicado caladinhos, é com eles ...
  4. Para a sinistra personagem, a normalidade é o que ela vê todos os dias. Tratem-na ...

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