'USA, Canada and the EU attempt to kill treaty to protect blind people’s access to written material'

junho 08, 2009

"Escândalo na OMPI |29 de maio de 2009

Leia abaixo post feito originalmente por Cory Doctorow no blog BoingBoing, um dos mais acessados do mundo.

Cory é um das pessoas que mais entende de novas tecnologias no mundo e é grande defensor da liberdade de expressão. Ele também escreve ficção científica e foi no passado representante internacional da Electronic Frontier Foundation (EFF).

Está ocorrendo nesta semana, de 25 a 29 de maio de 2009, aqui na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), órgão da ONU, a décima oitava sessão do Comitê sobre Direitos Autorais e Direitos Conexos (SCCR, na sigla em inglês), para tratar das limitações e exceções aos direitos autorais e de um tratado para promover acesso a obras protegidas por direitos autorais para cegos, deficientes visuais e pessoas com deficiências para leitura.

Barack Obama
parece não ter mudado sua política na esfera da propriedade intelectual. Assim como vários países ricos, como União Européia (UE), Austrália, Canadá, Noruega, Nova Zelândia e, inclusive, o Vaticano.

É um escândalo não flexibilizar os direitos autorais para cegos e deficientes visuais, que não podem fazer modificaçõe em obras para fazerem com que aparelhos eletrônicos possam ler livros, por exemplo, em voz alta.

São aproximadamente 240 milhões de deficientes visuais ou com deficiência para leitura (tal como disléxicos etc.) no mundo inteiro, algo em torno de 4% da população mundial, segundo a World Blind Union. E o acesso ao conhecimento está sendo negado, de forma vergonhosa, por países ricos.

Cory normalmente não pede para pessoas espalharem notícias de forma viral, mas neste caso de extrema urgência e importância ele abre uma exceção e pede para que todos blogem, twittem, escrevam e divulguem o absurdo que está ocorrendo aqui na OMPI. Diz Cory:

Normalmente eu não peço aos leitores para fazerem coisas assim, mas por favor enviem esta mensagem para pessoas que vocês conheçam nos EUA, Canadá e União Européia e peçam que elas reproduzam, twittem, divulguem, especialmente para pessoas do governo e ativistas que trabalhem com direitos das pessoas com deficiências visuais ou de leitura.


Estou twittando em tempo real de http:/twitter.com/pedroparanagua

Leia abaixo matéria no BoingBoing:

Fique a vontade para traduzir para o português e para incluir seus comentários abaixo.

USA, Canada and the EU attempt to kill treaty to protect blind people’s access to written material ( | )

Fonte: Pedro de Paranaguá Moniz | EUA, Canadá, UE, Noruega, Austrália, Vaticano e Nova Zelândia contra flexibilizar direitos autorais para cegos | Weblog A2K

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP