Neste momento, gostaria de estar em São Paulo!

junho 09, 2009

Imagem: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br


"A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo convida a todos para o Desfile de Finalistas do Concurso Moda Inclusiva, que acontece nesta próxima terça-feira, dia 9 de Junho, às 19:00 horas.


Desfile de finalistas do Concurso Moda Inclusiva acontece no próximo dia 09 de Junho

"A Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza no próximo dia 09 de junho, às 19 horas, em sua sede, no Memorial da América Latina, o desfile dos finalistas do concurso Moda Inclusiva. Foram selecionados 20 trabalhos, produzidos por estudantes de moda de faculdades do Estado de São Paulo, dos quais três sairão vencedores.

O concurso é uma iniciativa da Pasta para estimular a criação de modelos de vestuário adaptados às necessidades das pessoas com deficiência. O objetivo é promover a discussão sobre como pensar e fazer moda que respeite a diversidade.

Participarão do júri do desfile Aline Nóbrega (Vicunha), Anne Gaul (OEstudio), Cid Torquato (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Graça Cabral (SPFW), Paulo Borges (SPFW), Camila Yahn (Pense Moda), Vanessa Vidal (apresentadora do programa Insert), Deuzeni Goldman (esposa do Vice-Governador do Estado de São Paulo) e Tábata Contri (atriz).

As premiações incluem estágio remunerado na empresa Vicunha, livre acesso no evento Pense Moda e credenciais para a São Paulo Fashion Week (SPFW).

O Concurso

Com apoio de Pense Moda, Vicunha, São Paulo Fashion Week e Universidade Anhembi Morumbi, o concurso Moda Inclusiva recebeu trabalhos de estudantes universitários da área de moda de todo o Estado. Cada estudante poderia inscrever até três trabalhos. A seleção dos finalistas (veja lista abaixo), foi baseada na criatividade dos alunos e na adequação das peças ao público-alvo.

Muito mais do que incentivar a criatividade dos alunos, o concurso insere-se no contexto da Responsabilidade Social e pretende chamar a atenção para o tema, ajudando na promoção de uma sociedade mais inclusiva, bem como colaborar para o aumento da auto-estima entre as pessoas com deficiência.

Segmento Pouco Explorado

O mercado de vestuário para pessoas com deficiência ainda é pouco explorado no Brasil, embora tenha potencial para se tornar um novo e expressivo segmento. No Brasil, existem, hoje, 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são cerca de 4,2 milhões, ou 17% do total do país. "Trata-se de um mercado consumidor bastante representativo, que qualquer segmento gostaria de ter", ressaltou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella.

Nos últimos anos, esse nicho vem crescendo na Europa e nos Estados Unidos. "Devemos trazer para cá esse exemplo de se tratar a todos, independentemente das diferenças, de maneira igualitária", declarou a Secretária. O tema ganha ainda maior relevância em função da Lei de Cotas (Lei 8213/91), que estabelece reserva de percentual de vagas em empresas a trabalhadores com deficiência. O ingresso de maior volume de pessoas com deficiência no mercado de trabalho gera conseqüente aumento de seu poder aquisitivo e também de sua demanda por peças de vestuário.

Imagens de peças de vestuário para pessoas com deficiência, a título de exemplo, podem ser visualizadas nos sites internacionais www.handywear.dk e http://www.wheeliechix-chic.com/.

Os sites permitem reprodução das imagens em reportagens, desde que citadas as fontes." (Notícias | Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

*****

"o mundo tem que ser inclusivo" Maria Isabel da Silva, Jornalista-SP

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP