Militares no Afeganistão recolhem tampas para ajudar crianças especiais de Leiria

maio 21, 2009

"Militares da Força Nacional destacada no Afeganistão e dos contingentes da Bulgária, Croácia, França, Turquia e Itália, uniram-se em nome das crianças especiais de Leiria, e aderiram à campanha 'O Tampinhas' da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC).
O resultado de cinco meses de campanha traduziu-se na recolha de 300 quilos de tampas de garrafas de água e refrigerantes que ontem foram entregues na APPC de Leiria e que, de acordo com Lúcia Bento, presidente da instituição, vão ajudar a adquirir duas escalas de avaliação para crianças especiais.
"Converter tampas de plástico em material terapêutico e o objectivo desta campanha, através da reciclagem feita por empresas especializadas para esse fim", esclareceu presidente da APPC, sublinhando que a campanha 'O Tampinhas' "marca a diferença para as crianças especiais que precisam e merecem a nossa ajuda", uma vez que o objectivo da APPC é "fazer o bem às crianças especiais".
A primeira, destinada a crianças dos zero aos 8 anos, e que permite uma avaliação de desenvolvimento, custa dois mil euros.
A segunda, que custa três mil euros, é uma escala de avaliação cognitiva de dificuldades graves e motoras e que responde só com um olhar.
Distrito tem 12 por cento de pessoas com deficiência

Lúcia Bento explicou que para concretizar o projecto, de transformar tampas em material terapêutico, a APPC trabalha em parceria com a Absorvalor, uma empresa especializada na recolha e valorização de resíduos e responsável pelo armazenamento das tampas e posterior reencaminhamento para a reciclagem.
A presidente da instituição sublinhou ainda que a APPC Leiria dispõe de fracos recursos de ordem financeira e, por isso mesmo, "durante todo o ano várias iniciativas têm sido feitas para recolha de fundos para fazer face aos compromissos financeiros, por forma a continuar a investir na qualidade dos seus serviços".
De acordo com Lúcia Bento, existem no mundo mais de 500 milhões de pessoas com deficiência mental, sensorial ou física e cerca de um milhão em Portugal.
O distrito de Leiria, revelou, tem 12 por cento da população com deficiência física, mental e sensorial, "uma imensa minoria impossível de ignorar".

Militares de vários países unem-se por uma causa

O Estado-Maior-General das Forças Armadas explicou, em comunicado, que a recolha de tampas, a favor da APPC de Leiria, se realizou no âmbito de uma campanha de protecção ambiental e do 'Plano Administrativo-Logístico Leopardo', e após aprovação do comandante tenente-coronel Dias Henriques.
Esta contribuição, explica o Estado-Maior, resulta da acção levada a cabo, entre Outubro de 2008 e Abril de 2009, pelos militares portugueses em Camp Wharehouse, e que contou com a colaboração de diversos contingentes estrangeiros ali estacionados.
"Nós no Afeganistão, se calhar, estamos mais privados de tudo e, infelizmente, só nos lembramos dos problemas sociais nessas alturas", confessou Dias Henriques, assegurando que o que fizerem pela APPC de Leiria foi "uma pequenina iniciativa, em comparação ao trabalho que se faz aqui".
O Tenente-coronel sublinhou que todos os contingentes aderiram à campanha "de forma espectacular", e assegurou que os 300 quilos de tampas que a Força Aérea trouxe para Portugal, é apenas uma parte do contributo, já que a recolha vai continuar.
A entrega, simbólica, de ontem, foi feita à pequenina Joana, que retribuiu com uma peça feita pelos meninos e meninas especiais da APPC de Leiria." (Marilene Pinheiro | DL)

Nota pessoal: Considero louvável a solidariedade e ajuda dos militares mas, quanto à aquisição de Escalas, já não penso o mesmo ... Tenho a certeza que o montante conseguido poderia ser melhor empregue se direccionado para as crianças e suas necessidades. Enfim ...

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP