Estudo | "Classes Especiais para Deficientes Mentais na Representação de Professores"

maio 11, 2009

Resumo em Português: Este estudo trata sobre as representações sociais de professores de classe especial para deficientes mentais leves. As representações sociais das professoras de classes especiais aqui descritas e analisadas são relativas às características, ao processo de encaminhamento dos alunos, aos objetivos e à condição de discriminação associados a tais classes. Entrevistou-se uma amostra de 18 professoras. Destas entrevistas, foram extraídos seis temas de análise dos quais surgiram alguns subtemas e as categorias de análise. As representações das professoras mostram que estas caracterizam os seus alunos ressaltando aspectos negativos referentes a comportamento e aprendizagem. Elas atribuem ao fracasso escolar o encaminhamento de alunos para as classes especiais, mas colocam nestes a responsabilidade por tal fracasso.

Palavras-chave em Português: classes especiais, deficientes mentais, professores, representações.

Resumo em Inglês: This study aimed to describe and analyse the social representation of public school teachers of special classes for students with mild mental retardation in Fortaleza-CE. The social representations of the teachers of special classes here described and analysed are relative to the characteristics, to the students’ placement process, to the objectives and to the discriminative condition associated to such classes. A sample of 18 teachers was interviewed. Themes, sub-themes and categories of analysis were extracted from the interviews. Initially the results were quantified and later an analysis of the qualitative aspects was developed. The teachers’ representations show that they describe their students by emphasising the negative aspects related to behaviour and learning capacity. They attribute to the school failure the students’ placement in the special classes. They also blame the students for such failure.

Palavras-chave em Inglês: special classes, mental retardation, teachers, representation." (Pluridoc | Maria da Piedade Resende da Costa; Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães)

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP