Livro: Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas

abril 29, 2009

Imagem: Capa de livro (Música & Inclusão)

Sinopse do livro Educação Musical e Deficiência

"O livro Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas é de cunho científico-pedagógico. Científico porque está totalmente embasado teoricamente em metodologias utilizadas na educação musical, bem como nos princípios que norteiam a psicomotricidade o desenvolvimento da apresndizagem e as questões clínicas das deficiências. Pedagógico porque oferece atividades práticas para professores - de música ou não - e profissionais da área da saúde que trabalhem ou queiram trabalhar com pessoas com deficiências no que tange a utilização da música como recurso ou finalidade em si mesma.

Essa temática é inédita no Brasil. O livro possui 192 páginas entre informações clínicas básicas sobre as deficiências; relação da música com a psicomotricidade; diferenças e semelhanças entre a musicoterapia e a educação musical voltada para pessoas com deficiências; questões relacionadas à inclusão escolar e adaptações para o ensino musical de pessoas com deficiências, com fotos inéditas de adaptações para instrumentos musicais, entre outras. Além disso, o livro propõe mais de 20 jogos musicais totalmente adaptados para diversos tipos de deficiências, o porque de cada adaptação e como realiza-las com recursos simples. É um livro voltado para um público eclético, com linguagem simples e acessível à qualquer pessoa."

Fonte: Música & Inclusão

2 Comentários:

Evandro Angeluci 23:27  

OLá, Estou estudando Educação Musical e este livro maravilhoso sobre a educação especial no Brasil vem de encontro a uma realidade que nós educadores devemos estar preparados. Este livro me ajudou muito em algumas pesquisas em trabalhos acadêmicos, de pesquisa e profissional ao qual estou exercendo.
Recomendo e garanto sua importância no meio educacional. Abraços!

Margarida Azevedo 23:40  

Olá, Evandro!

bem-vindo e obrigada pelo seu comentário.

Não tenho o livro mas estou tentando adquirir.

Abraço,
M.

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP