'Dispositivo transforma ruídos vocais, comandados pelo cérebro, em palavras com sentido'

abril 29, 2009

"O que era assunto recorrente no campo da paranormalidade e tema constante de filmes futuristas tornou-se agora ciência pura – e das mais avançadas. Uma empresa americana acaba de lançar um colar capaz de transformar pensamentos em palavras. O colar chamado Audeo tem como objetivo principal devolver a capacidade de comunicação a pessoas que sofrem de doenças neurológicas. “Ele permitirá que silenciosamente expressemos nossos pensamentos e idéias”, diz Michael Callahan, cofundador da Ambient, empresa responsável pelo equipamento. Apelidado de “colar telepático”, ele também pode ser utilizado em investigações, espionagem e demais situações que demandem conversas sigilosas em lugares públicos. Imagine: você apenas pensa e seu interlocutor, por meio do colar, ouve aquilo que você tem a dizer. Isso só é possível porque o aparelho consegue diferenciar as ondas elétricas cerebrais da fala e do pensamento e capta um tipo específico de sinal (vibração) – justamente aquele que o cérebro envia para a laringe quando queremos dizer alguma coisa. A laringe vibra, ainda que mantenhamos a boca fechada e emitamos apenas ruídos. O colar “lê” tais ruídos (comandados neurologicamente pelo cérebro) e os transforma em sons com sentido de palavras.
O projeto inicial envolvia a criação de uma cadeira de rodas capaz de se movimentar por meio do pensamento – nada de paranormalidade, mas, isso sim, de sofisticada tecnologia de sensores sensíveis às ondas cerebrais. No caso do colar, por exemplo, seus dispositivos captam sinais que o cérebro envia à laringe e os codificam. Tais sinais são então transmitidos a um computador que os reconhece e os transforma em palavras. O usuário precisa, no entanto, “aprender a pensar”, ou seja, treinar para enviar os impulsos certos às cordas vocais – há vídeos no YouTube com demonstrações das aplicações desse sistema.
PENSAMENTO A Emotiv espalhou sensores em um capacete para usar a força da mente em jogos de videogame
Existe a possibilidade de o “poder” da mente ser empregado para fins bem divertidos. Que tal jogar videogame? A empresa americana Emotiv Systems lançou um capacete que tem a capacidade de “ler” as ondas cerebrais com a tecnologia EEG – o bom, antigo e útil eletroencefalograma. Através do couro cabeludo, ele registra os impulsos elétricos do cérebro identificando sentimentos e intenções de movimento. No entanto, para brincar usando o poder da mente, é preciso concentração. “Quanto mais a pessoa se concentrar em uma missão do jogo, mais precisamente o dispositivo seguirá as instruções mentais”, diz Tan Le, um dos fundadores da empresa." (TATIANA DE MELLO, TERRA)

0 Comentários:

e-Include

Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008 | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009

/* Blogger template design by Ourblogtemplates.com | Adaptação: Margarida Azevedo, 2009 */

Back to TOP