'Parents deserve a voice in determining the direction of autism research'

maio 10, 2008

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Feche os olhos durante uns minutos e experimente dar alguns passos.

"(...) Não é tão fácil como parece, não é verdade? Agora imagine que essa escuridão é uma constante na sua vida e que para realizar as tarefas mais comuns do seu dia-a-dia - como comer, vestir-se ou ir para o local de trabalho - precisa de estabelecer uma rotina e que qualquer alteração pode ser um obstáculo difícil de ultrapassar.

Em Portugal existem 135.430 deficientes visuais, segundo o Inquérito Nacional às Incapacidades, Deficiências e Desvantagens realizado pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. Mas ao contrário do que possa pensar, os deficientes visuais não vivem num mundo à parte. Vivem no mesmo mundo que os normovisuais, apenas lidam com ele de forma diferente. Têm sonhos, desejos e procuram tirar da vida o melhor. Aprenderam a viver com as suas limitações e procuram superá-las."

Autoria: Ana Sofia Frazoa e Susana Ferreira, 2000

Links úteis:

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Relembrar os factos obscuros apresentados pela sra. ministra 'sinistra'

maio 09, 2008

"Reforma do ensino especial apoiada por peritos, diz ministra
(continuação)

A ministra destacou ainda a reforma feita no sistema de afectação e colocação de professores, para atender a essas necessidades, referindo que está também a ser preparada a revisão da legislação.

Na ocasião, Maria de Lurdes Rodrigues escusou-se a comentar dados publicados hoje pelo Diário de Notícias que apontam para a falta de acompanhamento de 70 mil alunos com necessidades educativas especiais e negou que tenha recebido uma carta aberta alusiva ao problema.

«Não recebi nenhuma carta aberta», disse, limitando-se a observar que «há um ano dizia-se que eram 175 mil» os alunos nessas circunstâncias.

Sobre o CD lançado hoje em Ílhavo, dedicado aos 30 anos do Poder Local, a ministra realçou a importância para a formação cívica e de educação dos jovens para a cidadania. " (Diário digital, 09-04-2007 16:27:10)

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Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes

maio 07, 2008

"O FED – Fórum Europeu da Deficiência que tem a responsabilidade ao nível da União Europeia, defender os interesses das Pessoas com Deficiência, lançou uma campanha de recolha de assinaturas através do site www.1million4disability.eu, com o objectivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas das Pessoas com Deficiência.

A CNOD(Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes) como representante do FED em Portugal, apela á participação de todos porque estamos conscientes que:

  • Mais de 50 milhões de cidadãos são portadores de deficiência.
  • As pessoas com deficiência confrontam-se diariamente com a discriminação e o preconceito em todos os domínios da sua vida.
  • As pessoas com deficiência não beneficiam de um acesso igual à educação, têm uma elevada taxa de desemprego e têm, em geral, baixos rendimentos.
  • As pessoas com deficiência não se podem deslocar livremente para o trabalho, restaurantes, teatro, cinema, bibliotecas, compras, encontros com os amigos ou para qualquer outra actividade quotidiana, devido à inacessibilidade dos transportes, passeios, edifícios ou outros tipos de infra-estruturas públicas.
  • A livre circulação no seio da União Europeia não é mais que um sonho longínquo para as pessoas com deficiência, pois obstáculos de natureza essencialmente legislativa entravam os seus projectos de se instalarem num outro país.
  • Mais de 200.000 de pessoas com deficiência na União Europeia estão internadas em instituições contra a sua própria vontade e vêem-se privadas dos seus direitos mais fundamentais.

Defendemos que a União Europeia trabalhe a favor da protecção dos direitos de todos os seus cidadãos sem distinção.

  • O direito ao igual acesso à educação.
  • O direito à igualdade de tratamento no domínio do emprego.
  • O direito ao reconhecimento e protecção igual perante a lei.
  • O direito à protecção social, à saúde e aos cuidados de longa duração.
  • O direito a uma vida autónoma na sociedade.
  • O direito ao acesso aos transportes públicos, aos edifícios e a todas as infra-estruturas públicas.
  • O direito ao acesso às tecnologias e serviços de informação e de comunicação.
  • O direito ao acesso aos bens de utilização diária.” (in site da Amnistia Internacional, aqui)

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Campanha Global pela Educação (CGE)

Recursos


[Passe o cursor por cima de cada ícone e esteja atento ao rodapé do seu browser onde aparecerá, discriminado, o conteúdo de cada PDF. Para ler ou efectuar donwload, clique no ícone desejado]

Fonte: Recursos, Campanha Global pela Educação para Todos

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"Pela diversidade. Contra a discriminação."

http://www.stop-discrimination.info/fileadmin/sys_images/sitelayout/visual2006portal.jpg

http://www.stop-discrimination.info/

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CIF

"A CIF é um novo sistema de classificação inserido na Família de Classificações Internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) (World Health Organization Family of International Classifications - WHO-FIC), constituindo o quadro de referência universal adoptado pela OMS para descrever, avaliar e medir a saúde e a incapacidade quer ao nível individual quer ao nível da população. " (INR)

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Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Protocolo Adicional entrarão em vigor no próximo dia 3 de Maio de 2008

"A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Protocolo Adicional entrarão em vigor no próximo dia 3 de Maio de 2008. A Convenção foi assinada por 82 países, incluindo Portugal, no dia 30 de Março de 2007 e desde então foi ratificada por 25 países, enquanto o Protocolo Adicional foi ratificado por 15 países.
A entrada em vigor da Convenção representa um marco histórico no reconhecimento e promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiências e incapacidades e na proibição da discriminação de que são alvo em todas as áreas (integridade e liberdade individual, reabilitação, saúde, emprego, acesso à informação, aos equipamentos e aos serviços públicos). Simultaneamente, a Convenção e o Protocolo responsabilizam toda a sociedade na criação de condições que garantam os direitos fundamentais das pessoas com deficiência." (
INR, IP)

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C.N.O.D. - Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes

"O FED – Fórum Europeu da Deficiência que tem a responsabilidade ao nível da União Europeia, defender os interesses das Pessoas com Deficiência, lançou uma campanha de recolha de assinaturas através do site www.1million4disability.eu, com o objectivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas das Pessoas com Deficiência.

A CNOD(Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes) como representante do FED em Portugal, apela á participação de todos porque estamos conscientes que:

  • Mais de 50 milhões de cidadãos são portadores de deficiência.
  • As pessoas com deficiência confrontam-se diariamente com a discriminação e o preconceito em todos os domínios da sua vida.
  • As pessoas com deficiência não beneficiam de um acesso igual à educação, têm uma elevada taxa de desemprego e têm, em geral, baixos rendimentos.
  • As pessoas com deficiência não se podem deslocar livremente para o trabalho, restaurantes, teatro, cinema, bibliotecas, compras, encontros com os amigos ou para qualquer outra actividade quotidiana, devido à inacessibilidade dos transportes, passeios, edifícios ou outros tipos de infra-estruturas públicas.
  • A livre circulação no seio da União Europeia não é mais que um sonho longínquo para as pessoas com deficiência, pois obstáculos de natureza essencialmente legislativa entravam os seus projectos de se instalarem num outro país.
  • Mais de 200.000 de pessoas com deficiência na União Europeia estão internadas em instituições contra a sua própria vontade e vêem-se privadas dos seus direitos mais fundamentais.

Defendemos que a União Europeia trabalhe a favor da protecção dos direitos de todos os seus cidadãos sem distinção.

  • O direito ao igual acesso à educação.
  • O direito à igualdade de tratamento no domínio do emprego.
  • O direito ao reconhecimento e protecção igual perante a lei.
  • O direito à protecção social, à saúde e aos cuidados de longa duração.
  • O direito a uma vida autónoma na sociedade.
  • O direito ao acesso aos transportes públicos, aos edifícios e a todas as infra-estruturas públicas.
  • O direito ao acesso às tecnologias e serviços de informação e de comunicação.
  • O direito ao acesso aos bens de utilização diária.” (in site da Amnistia Internacional, aqui)

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Direitos Humanos

Educação para os Direitos Humanos


Logotipo da Comissão.

Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos

Documentos

Sites e contactos úteis

Biblioteca Itinerante de Educação para os Direitos Humanos

Encontro Internacional "Educação para os Direitos Humanos" - informações e actas.

Educação para os Direitos Humanos (*)

Declaração do Milénio das Nações Unidas (*)

Direitos Humanos: Guia anotado de recursos (*)

(*) Obra integral disponível para consulta e download na "Biblioteca Digital".

Fonte:

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“Inclusion and quality education are two indivisible Education for All (EFA) priorities”

maio 05, 2008

"(...), writes Nicholas Burnett, UNESCO’s Assistant-Director General for Education, in his contribution to the Organization’s online discussion forum. “Inclusion means responding to the diverse needs of all learners”.

The participants’ contributions can still be consulted: they range from personal opinions and professional experiences to examples of good and even bad practices.

Here is an edited selection of participant’s comments:
“Leaders must give more resources to education and parents must take their responsibilities to make quality education a reality”.

“School should be a place where a child learns and finds guidance to live a better life”

“Quality education for all is a key issue for the future, as crucial as providing basic elements of living such as adequate food, shelter and safety. The protection of vulnerable groups is essential… (so is) providing the tools for their employment, understanding of issues, participation in civil society, and personal development”.

“In some African countries, free education is not enough to motivate parents and learners”.

“Education in Palestine is a very complicated process. Teachers and students suffer daily to overcome obstacles and continuous strikes of educational system staff”.

“We are nomadic pastoralists and one of the minorities and marginalized tribes in Kenya. Boys are responsible for herding, girls for milking, selling the milk and looking after the homesteads. Is it fair to provide our children with the same curriculum as others?”

Contact: gaw@unesco.org" (UNESCO)

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Education for All (EFA) International Coordination

About Education for All

"The Education for All movement is a global commitment to provide quality basic education for all children, youth and adults. The movement was launched at the World Conference on Education for All in 1990, when representatives of the international community agreed to universalize primary education and massively reduce illiteracy by the end of the decade.

Ten years later, with many countries far from having reached this goal, the international community met again in Dakar, Senegal, and affirmed their commitment to achieving Education for All by the year 2015. They identified six key education goals which aim to meet the learning needs of all children, youth and adults by 2015." (UNESCO)

Imagem: Education for All Girls and Boys

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“Mais Educação, Menos Exclusão ! - Educação de qualidade para acabar com a Exclusão”

maio 03, 2008

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Scribd Feed for group: Educação Inclusiva

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